quarta-feira, 17 de maio de 2017

PRIMEIRA REUNIÃO COM GRUPO DE TRABALHO DISCUTE MESA-REDONDA SOBRE O FUTURO DA DANÇA EM JOINVILLE

Na tarde do último sábado, dia 13 de maio, foi realizada, no Auditório da Casa da Cultura, a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para pensar o Futuro da Dança em Joinville. O encontro contou com a participação de apenas duas componentes, Letícia de Souza e Erika Nessler, além do presidente da ANACÃ Joinville, Edson Gellert Schubert, e do assessor de comunicação, Sergio de Almeida. A pauta estava baseada na apresentação das ideias de encaminhamento dos trabalhos do grupo.
Durante o planejamento da reunião, a ANACÃ Joinville recebeu um convite da AJOTE (Associação Joinvilense de Teatro): realizar um evento em seu espaço na Cidadela Antarctica. A agenda de uso do espaço indicava que o dia 24 de junho estava disponível. Data interessante, por ser véspera da 2ª edição da Mostra Dança Joinville de 2017. A ressalva era que, para garantir o espaço, a Ajote precisava de uma confirmação imediata.
Para garantir a reserva nesta significativa data, a ANACÃ propôs a realização de uma mesa-redonda na parte da tarde e um espetáculo à noite. E esta proposição acabou por nortear as discussões na reunião do Grupo de Trabalho.
Os trabalhos na reunião do Grupo iniciaram com uma discussão explicativa dos objetivos e estrutura da mesa-redonda proposta. Discutiu-se seu formato, foram apresentadas sugestões de nomes de componentes para a sua composição, assim como escolhidos temas de discussão. Estes temas deveriam apontar e incluir possíveis caminhos para o desenvolvimento e consolidação da dança em Joinville.
Para a composição da mesa, definiu-se que deverá sempre contar  com autoridades e personalidades que atuam diretamente na área da dança e que tenham direta relação com os temas escolhidos. Para a mesa do dia 24 de junho, as escolhas recaem sobre docentes de representativa e inquestionável formação acadêmica, mestres e doutores em Educação, Artes e Dança, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de representantes do setor da Dança de Joinville.
Na discussão sobre os temas, primeiramente definiu-se que deve estar relacionado com o Futuro da Dança de Joinville, ou seja, estar conectado à temática do trabalho do grupo. A escolha recaiu sobre um assunto básico e muito debatido no setor, em Joinville: a implantação de um curso superior em dança na cidade, com todos seus desdobramentos e consequências.
Definida a linha temática, detalharam-se alguns tópicos e assim foram escolhidos: “Curso Superior de Dança em Joinville”, “Importância do Ensino Superior da Dança” e “Dança e Educação: Viés a Ser Fortalecido”.
Durante este exercício de planejamento surgiu o interesse e desejo pela definição de algo ainda maior: a continuidade deste formato. Cria-se a ideia de um Ciclo de Debates Sobre a Dança. A proposta inicial é que estes aconteçam sempre na véspera das edições da Mostra Dança Joinville, que envolvam de forma direta os grupos que se apresentam e que, a cada encontro, se discuta um tema relevante ao futuro e desenvolvimento da dança em Joinville.
Outros assuntos também foram debatidos, tais como sugestões à Mostra Dança Joinville e a mobilização da setorial de Dança no Conselho Municipal de Política Cultural.
Em resumo, e como conclusão para a mesa-redonda de junho, ficou estabelecido que o Grupo de Trabalho será o responsável pela composição, e trabalhará para a sua realização, a partir do ponto em que já está pré-organizado (resultado desta reunião). À ANACÃ caberá encaminhar os convites à participação e prover a infraestrutura necessária a sua realização. Também se deliberou pela continuidade dos debates, ou seja, várias edições no decorrer do ano, sempre junto com as edições da Mostra Dança Joinville e com temas pertinentes ao do Grupo de Trabalho: o Futuro da Dança em Joinville.
Reunião produtiva e com propostas que tem enorme potencial para o setor de dança. O GT inicia com o pé direito.

Edson Gellert Schubert
Presidente da ANACÃ Joinville





Nenhum comentário:

Postar um comentário