segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ANACÃ JOINVILLE PRESENTE NO FORUNS DE DANÇA

No final do mês de agosto e inicio de setembro, o presidente da Anacã Joinville - Maycon Santos, participou de diversos fóruns e encontros de Cultura realizados na região e no estado, em especial, as instâncias referentes à Dança. 
O Forum Regional Norte foi realizado em Jaraguá do Sul, sábado, dia 31 de agosto, na SCAR. No domingo, dia 1º de setembro, aconteceu o Fórum Estadual de Dança, em Florianópolis. Nestes dois encontros, foram discutidos assuntos como a instalação da Curso de Licenciatura em Dança em Joinville, pela Udesc; a viabilização de um Sindicato de Dança em Santa Catarina, a eleição da nova diretoria da Aprodança, e o Edital Elisabete Anderle, entre outros.
Com relação ao curso de graduação, houve um consenso entre os participantes de que este é um momento muito importante para a classe, e que a maior contribuição que a classe a Dança pode dar agora, é acompanhar e vigiar o transcorrer do processo de repasse de verbas, para que ele seja aprovado e efetuado em 2013, oficializado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, que precisa ser aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado.
Durante a Conferência Estadual de Cultura, realizada nos dias 2 e 3 de setembro, também em Floranópolis, foi elaborada uma moção pedindo o apoio de todos os conselheiros presentes para que fossem solicitos a esse movimento da Dança, apoiando o pedido e a aprovação da Lei Orçamentária. Também foi elaborada uma carta e entregue no gabinete de cada deputado, para que estejam cientes deste movimento.
Quanto  ao Sindicato, o presidente da Anacã Joinville – Associação de Grupos de Dança, Maycon Santos, ficou responsável por conversar com advogados e informar-se sobre os trâmites legais e necessários, assim como também os custos para a instalação de um Sindicato de Dança em Santa Catarina. Também ficou acertada a necessidade de uma conversa com o SATED, sobre a necessidade e urgência de um espaço próprio para a Dança dentro do próprio SATED, para a realização de bancas para avaliação de DRTs de Dança, entre outros processos, enquanto não se estrutura um sindicato especifico.  
Sobre o Edital Elisabete Anderle, o Conselheiro de Dança de Santa Catarina, Deivison Garcia, informou que haverá avanços para a proxima edição do Edital, uma inversão da ordem de avaliação. Primeiro será avaliada a parte artisitica, e depois a documentação.
Quanto à eleição da nova diretoria da Aprodança – Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, ficou a sugestão de um nome para ocupar a presidência, Agna Muller, de Garopaba, já que um dos objetivos da Aprodança é descentralizar as ações da associação.  
Fechando o ciclo de discussões sobre dança, ainda teremos nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no centro coreográfico da cidade do Rio de Janeiro, o XIII Fórum Nacional de Dança. O evento terá como pauta o tema: “2013 – A Dança no cenário brasileiro - Avanços e retrocessos”./
A programação do XIII Fórum Nacional de Dança conta com uma oficina sobre a questão do “Espaço político da dança”, mostras artísticas e três mesas temáticas:
1) a formação de dança no Brasil: potências e fragilidades - cursos livres, ensino básico, profissionalizante, superior e pós-graduação.
2) questões trabalhistas e a profissionalização em dança: a urgência do debate
3) regimento interno do fórum nacional de dança: análise e aprovação

Forum Regional Norte de Dança - Jaragua do Sul (Foto: Aprodança) 

Forum Catarinense de Dança - Florianópolis (Foto: Aprodança)

Forum Catarinense de Dança - Florianópolis (Foto: Aprodança) 



Um comentário:

  1. Parabéns pela participação nos Fóruns , Maycon e Fran... é fundamental a união de todos para que possamos avançar nas discussões sobre a Dança Catarinense... nossos avanços , embora pequenos, são sim, significativos... Caminhamos juntos...
    abs

    Lisa Jaworski

    ResponderExcluir